Notícias Diversos

Conheça os tipos de Armas de Pressão


Postado em 21.01.2020

Por definição, Arma de Pressão é toda arma que utiliza como sistema propulsor, o ar comprimido. Tanto Airgun, quanto Airoft são armas de pressão.

Neste texto vamos abordar apenas o tipos referentes a airguns, mas em breve falaremos sobre os tipos de airsoft. Fiquem ligados!

As armas de pressão podem estar pré-carregadas e armazenadas em um reservatório selado (PCP) ou armas que comprimem o ar somente no momento do tiro (ação de mola mecânica e pistão). Há também armas que utilizam gás CO2, como propulsor. O gás vem armazenado em cilindros descartáveis.

Classificamos os tipos de armas de pressão nas seguintes categorias:


Mola Helicoidal:
Também conhecidas como "Springers", as armas de pressão que utilizam mola helicoidal são as mais comuns e com os melhores preços.
O funcionamento da mola helicoidal (espiral) se baseia no movimento de "quebra-cano" (break-barrel) para efetuar o engatilhamento, e o ar é comprimido após pressionar o gatilho, que libera o pistão para se movimentar com a força da mola.
Prós: Fácil carregamento (quebra o cano, coloca o chumbinho, fecha o cano e está pronto para o tiro).
Contras: Quanto mais potente for o modelo desta arma, mais força é necessário aplicar para compressão da mola, e consequentemente é maior o recuo e vibração no momento do disparo.

GAS RAM (mola pneumática)
Esse modelo de armas de pressão é semelhantes aos produtos de mola helicoidal, o engatilhamento também ocorre puxando o cano para baixo. Porém, justificando o preço um pouco mais caro, esse sistema proporciona melhor desempenho e disparos mais precisos, e maior vida útil, pois reduz as vibrações presentes em um disparo de uma mola helicoidal convencional, que perde a elasticidade com o uso ao longo do tempo.
O gás que fica comprimido dentro do pistão é nitrogênio em alta pressão, que não precisa ser recarregado.

Pneumático por ação de bombeamento
Consiste em bombear manualmente, comprimindo o ar no cilindro da arma.


PCP (Pre Charged Pneumatic ou Ar pré-comprimido)
Nesse sistema, o ar deverá ser previamente comprimido e armazenado dentro de um cilindro que libera a pressão para cada tiro através de uma válvula automática quando o gatilho é acionado.

 

Propulsão por dióxido de carbono (CO2) 
O CO2 é a abreviação para dióxido de carbono, as armas de pressão utilizam cilindros descartáveis desse gás.
Esse modelo de arma têm um compartimento para o cilindro, e dentro desse compartimento possui uma agulha que, ao realizar a pressão no cilindro rompe-se o lacre do mesmo, liberando o gás.
Nunca deixe o cilindro com gás dentro da arma após a sua utilização, mesmo se ainda houver gás dentro do cilindro, retire-o. Pois, a pressão desse gás faz com que os anéis de vedação fiquem frágeis e com o tempo vedação irá ressecar e danificar.
Armas de CO2 se destacam pela grande autonomia de disparos (em sua maioria). Esse dióxido de carbono, não possui nenhum impacto negativo para o ecossistema. Ele também é capaz de se diluir no ar com facilidade.

 


MARCAS

 
 



Avenida Maua, 2270, Bairro Morro do Espelho
Sao Leopoldo / Rio Grande do Sul
CEP: 93030-092 | Telefone: (51) 3591.2100